Notícias

OS RISCOS DO CALOR NO AMBIENTE DE TRABALHO

OS RISCOS DO CALOR NO AMBIENTE DE TRABALHO
21-12-23 | Medicina Ocupacional

? Os trabalhadores estão sujeitos a diversos riscos no ambiente de trabalho, e um deles pode ser o desconforto térmico, o que pode impactar na saúde, bem-estar e desempenho do colaborador. E nessa época do ano, ainda devemos contar com o fator natural por ser uma época mais quente!

Devido ao excesso de calor, o organismo acaba aumentando a sua própria temperatura interna (hipertermia) e como forma de defesa, algumas reações acontecem, como a sudorese ou a a vasodilatação periférica. Contudo, se o corpo não for capaz de manter a temperatura ideal de de 37º C, alguns efeitos podem ocorrer, como a desidratação, exaustão do calor, câimbras do calor choque térmico, urticárias e até desmaios.

Dessa forma, para evitar o excesso de calor, é importante variar a potencia dos equipamentos utilizados, reduzir o tempo de exposição do funcionário fazendo revezamentos e a utilização dos EPIs como luvas, óculos especiais e capuz de material isolante.

O ambiente também deve ser pensado para evitar esses problemas, podendo a empresa investir em um local ventilado e umidificado, que a temperatura do local seja controlada via termômetro e ainda, que a distância entre a fonte de calor e o trabalhador seja ampliada.

Sua empresa investe nesses cuidados e até mesmo em treinamentos específicos na área?

Nos chame pelo link da bio e saiba como podemos te ajudar ✅