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QUAL A DIFERENçA DO LAUDO DE INSALUBRIDADE E LTCAT?
O LAUDO DE INSALUBRIDADE e o LTCAT (LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO) são documentos diferentes que servem para propósitos distintos:
- LAUDO DE INSALUBRIDADE
Determina se um funcionário tem direito ao adicional de insalubridade.É exigido pelo Ministério do Trabalho (MTE) e é realizado para um cargo ou função específico.O laudo de insalubridade pode ser feito para um período curto, e o funcionário tem direito ao adicional assim que ultrapassar os limites.
- LTCAT (LAUDO TÉCNICO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO)
Determina se um funcionário pode se aposentar de forma especial. É elaborado pelo INSS e é mais abrangente, sendo realizado para a empresa como um todo.O LTCAT leva em conta uma exposição permanente, e é a referência da Previdência Social para a concessão da aposentadoria especial.
IMPORTÂNCIA DO LAUDO DE INSALUBRIDADE E A LEGISLAÇÃO
A discriminação dos agentes considerados nocivos à saúde, bem como os limites de tolerância mencionados, está prevista nos anexos daNorma Regulamentadora NR-15, com alterações posteriores.
Para caracterizar e classificar a Insalubridade em consonância com as normas baixadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), far-se-á necessária perícia médica por profissional competente e devidamente registrado no respectivo órgão.
O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pela SEPRT, assegura a percepção de adicional de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento), segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo, respectivamente, conforme prevê artigo 192 da CLT.
BENEFÍCIOS EM TER UM LI – LAUDO DE INSALUBRIDADE BEM ELABORADO
Um LAUDO DE INSALUBRIDADE (LI) bem elaborado deve ser realizado por um profissional habilitado, como um Engenheiro ou Médico do Trabalho, e deve conter as seguintes informações: Identificação dos agentes insalubres, Avaliação quantitativa e qualitativa, Comparação com os limites de tolerância, Classificação da insalubridade, Recomendações.
O LI é um documento obrigatório para empresas que tenham empregados expostos a agentes nocivos à saúde, como substâncias, condições ou métodos de trabalho.O laudo deve ser elaborado com base na NR-15, que regulamenta as atividades insalubres nos ambientes de trabalho.
O LI é importante para definir se os empregados têm direito ao adicional de insalubridade, que pode variar de 10% a 40% do salário mínimo vigente, dependendo do grau de insalubridade.
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Nossa equipe de engenharia ocupacional possui profissionais qualificados, como engenheiros de segurança do trabalho, higienistas ocupacionais, técnicos de segurança do trabalho e médicos do trabalho, que com base na análise minuciosa das condições ambientais nas quais os trabalhadores estão expostos durante suas atividades, emitem os Laudos para embasamento legal para sua unidade.
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