A Medicina Ocupacional é uma área médica especializada na relação entre o meio de trabalho e a saúde dos colaboradores. Também conhecida como Medicina do Trabalho, atua na prevenção que ocorram especificamente no ambiente de trabalho. Além disso, promove a melhoria do estado de saúde e a qualidade de vida dos empregados, equacionando e promovendo a interação entre a vida pessoal e profissional dos indivíduos, fomentando assim o bem-estar de toda a equipe e favorecendo a produtividade da empresa.
Mais do que uma obrigação do empregador, a medicina ocupacional é uma ferramenta que reforça as relações interpessoais, agrega valor à marca e traz segurança e credibilidade ao empreendimento. Um dos principais pilares da Medicina Ocupacional é a busca pela manutenção da salubridade e da higiene no local de trabalho. Acompanhar e fiscalizar as condições às quais o empregado está exposto, sejam elas físicas ou psicológicas.
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – é um procedimento legal estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho, no Brasil, mediante a Norma Regulamentadora 7, visando proteger a Saúde Ocupacional dos trabalhadores. Elaboração, implantação e gerenciamento de todo o PCMSO da empresa.
O que é?
Em conjunto ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o PPPA tem como objetivo monitorar possíveis danos à saúde auditiva do trabalhador, em especial os que se encontram expostos a níveis de ruído com dose superior a 0,5 (80 dB (A) para jornada de 8 horas e/ou à exposição de produtos químicos, vibração e outros agentes que possam afetar a audição.
Como funciona?
O PPPA atua diagnosticando, prevenindo e controlando as perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados, auxiliando as empresas a cumprirem com a legislação vigente minimizando demandas judiciais nas esferas trabalhista, cível e criminal.
Serviços ofertados:
– Identificação e avaliação dos riscos para a audição.
– Indicação de medidas de controle da exposição ao risco – coletivas e individuais.
– Avaliação e monitoramento audiológico dos trabalhadores expostos aos ruídos.
– Realização de ações educativas e de prevenção.
O PPR – PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA visa orientar e recomendar a empresa e seus colaboradores quanto à seleção e uso de Equipamento de Proteção Respiratória, no intuito de prevenir contra a exposição ocupacional aos agentes nocivos à saúde, decorrentes de gases, vapores, poeiras, névoas, neblinas e fumos metálicos e reduzir a concentrações aceitáveis dentro dos padrões técnicos e legais vigentes à exposição através da Proteção Respiratória.
O PPR – PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA é parte integrante de um conjunto mais amplo de iniciativas no sentido de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, em especial com o PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO E DE SAÚDE OCUPACIONAL – PCMSO e, o PROGRAMA DE PREVENÇÃO A RISCOS AMBIENTAIS – PPRA.
Laudo ocupacional é um documento que apresenta as condições de saúde do funcionário depois da realização de exame médico. Seu uso se dá tanto em ações de prevenção quanto para o acompanhamento de doenças do trabalho. Em geral, se realiza um exame clínico completo. Porém, dependendo do cargo e do ramo da empresa, pode-se solicitar exames complementares, como da coluna, aparelho respiratório, digestivo e cardiovascular, sistema nervoso, cabeça, membros superiores e inferiores etc.
Uma das determinações é a necessidade do laudo médico, que pode ser emitido por médico do trabalho da empresa ou outro médico, que ateste a deficiência de acordo com as definições do Decreto nº 3.298/99 (artigos 3º e 4º) e com as alterações dadas pelo Decreto nº 5.296/2004. O laudo deverá especificar o tipo de deficiência, com o código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID), e ter autorização expressa do empregado para tornar pública a sua condição. A CID é publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e fornece códigos relativos à classificação de doenças e de uma grande variedade de sinais, sintomas, aspectos anormais, queixas, circunstâncias sociais e causas externas para ferimentos ou doenças. A cada estado de saúde é atribuída uma categoria única, à qual corresponde um código, que contém até seis caracteres.
A perícia médica trabalhista é usada como um recurso que ajuda a esclarecer questões técnicas relacionadas ao ambiente de trabalho. Quando existem dúvidas sobre a legitimidade das informações examinadas a perícia é acionada para que se faça a apuração dos fatos. Com a perícia médica trabalhista é possível fazer uma análise abrangente sobre os fatores de risco ligados as funções desenvolvidas pelos colaboradores, tais como: insalubridade, periculosidade, grau de exposição a agentes nocivos, entre outros. Com este trabalho é possível construir uma base sólida através de dados técnicos que testificam a veracidade dos fatos.
Em processos trabalhistas a perícia médica trabalhista se torna o elemento essencial quando é necessário definir as causas de uma doença ocupacional, o perito atua para investigar se de fato ela surgiu através das atividades desempenhadas no trabalho ou se foi ocasionada por outras razões. A perícia médica trabalhista contribui para que o juiz tenha condições de fazer um desfecho justo para ambas as partes envolvidas. Neste sentido, é recomendado que as partes litigiosas busquem um perito assistente técnico que o represente e auxilie na elaboração do laudo técnico.
Com o perito assistente técnico há a segurança em saber que você será representado por um profissional que trabalha para que todas as etapas da perícia médica trabalhista sejam executadas corretamente pelo perito judicial responsável, garantindo que a sua defesa conquiste o melhor desfecho. Nossa empresa é especializada em serviços de perícias, composta por peritos médicos qualificados e que coloca à sua disposição as melhores soluções.
Perícia Trabalhista (Ergonomia) nada mais é do que o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano, estando baseado em três premissas básicas: Conforto, Segurança e Eficiência. Na área da Medicina do Trabalho, especialmente no contexto de demandas trabalhistas, tem se tornado uma prática comum na maioria dos estados a solicitação de perícias em Ergonomia, frequentemente associadas a queixas referentes a dores e/ou lesões associadas ao trabalho.
Ao assistente técnico (especialista em ergonomia) cabe fazer uma análise acurada das condições de trabalho do requerente, verificando, primordialmente:
Exames médicos de saúde ocupacional com a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) sendo eles:
Todos estes conforme o PCMSO.
Controle e realização de exames médicos complementares e laboratoriais tais como:
Possuímos uma equipe para atendimento IN COMPANY com UNIDADE MÓVEL em sua empresa, personalizado para realidade da sua empresa, buscando atender as suas necessidades, dentro dos horários que você precisa. Entre em contato e entenda como podemos atender a sua empresa nesta modalidade.
Assim para uma maior comodidade, exames complementares (laboratoriais, audiometrias, EEG, ECG, espirometria e outros) podem ser realizados na sua empresa. Levamos a nossa estrutura completa para dentro das suas instalações e unidades.